DOR LOMBAR E HÉRNIA DISCAL

O Método Pilates fortalece a musculatura abdominal e os músculos que suportam a coluna, favorecendo o alinhamento e estabilização da coluna, proporcionando uma reeducação postural global, para alívio de dores. O Pilates é indicado nos casos de hérnia discal, porque através do fortalecimento e alongamento dos músculos da coluna, restabelece o espaço entre as vértebras, descomprimindo os discos e realinhando a coluna para o seu eixo correto.

DESVIOS POSTURAIS

Os desvios posturais (escoliose, hiperlordose e cifose) tiram a pessoa do eixo correto, enquanto o método Pilates trabalha o alinhamento da coluna e o reequilíbrio muscular. O Pilates promove o fortalecimento e alongamento dos músculos da coluna e do abdómen, restabelecendo o equilíbrio corporal e aliviando dores e desconfortos que a pessoa pode apresentar.
O estímulo à consciência corporal, o reposicionamento da bacia e o reequilíbrio muscular e postural que o Pilates promove dão o suporte necessário para manter a coluna na posição correta e sem sobrecargas.

OSTEOPOROSE

Favorece o aumento da densidade óssea através do fortalecimento da musculatura de suporte, contração muscular e movimentos de baixo impacto. O Pilates ajuda a sustentar a coluna através do fortalecimento muscular, alongamento e endireitamento da coluna, melhorando o andar, uma vez que a musculatura das pernas também é fortalecida, ajudando na circulação e nutrição das estruturas ósseas.

FIBROMIALGIA

A melhoria através da prática de exercício físico passa pelos seus benefícios psicológicos e neurológicos. A prática de exercício físico, através da regulação do sistema nervoso, leva o aluno a terminar a aula com uma sensação de bem-estar, com bom humor, menos dores e menos cansaço. A atividade física tem que ser orientada e conduzida de forma lenta e progressiva. O Pilates é indicado nestes casos, na medida em que é um trabalho individual e de acordo com as possibilidades do aluno.

IDOSOS

Com o avanço da idade, é normal o aparecimento de problemas a nível ósseo, perda de massa muscular, diminuição do equilíbrio e da flexibilidade. Como o Pilates é um trabalho individual pode ser aplicado conforme a condição física e as necessidades do aluno. É um método seguro que promove o fortalecimento muscular, ajuda a reduzir as dores musculares e articulares, aumenta a autoconfiança, a funcionalidade das tarefas diárias e alivia diversas dores típicas dessa fase da vida.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A partir dos dez anos, o Pilates pode ser um ótimo exercício para as crianças e adolescentes porque favorece o desenvolvimento saudável dos músculos e ossos e ajuda a desenvolver hábitos posturais corretos.
São vários os benefícios associados à pratica do Pilates nestas idades: melhora a consciência corporal, a concentração e a postura; aumenta a estabilidade e mobilidade articular e diminui as dores de crescimento; trabalha a flexibilidade, o tónus muscular, o alívio de tensões e dores; previne lesões e melhora a coordenação e o equilíbrio.

ATLETAS

O Pilates ajuda os atletas tanto na melhoria da performance como na prevenção e recuperação de lesões. A melhoria da performance acontece devido a melhoria da eficiência do movimento. O Pilates melhora ainda a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor e fortalece a musculatura abdominal e os músculos de sustentação da coluna.

CORRIDA/RUNNERS

Uma das modalidades desportivas que mais tem adeptos nos dias de hoje é a corrida, mas esta modalidade, se praticada de forma exagerada e sem a orientação adequada, pode causar diversas lesões. O Pilates é uma excelente atividade para fazer como complemento à corrida. São vários os benefícios ao praticar o Método: melhoria da postura (fortalecimento dos músculos abdominais e da musculatura profunda da coluna); melhoria da coordenação, alongamento e alinhamento corporal (proporcionando uma corrida mais fácil); prevenção de lesões; manutenção da saúde articular e respiração mais eficiente, isto porque o Autêntico Pilates trabalha a coordenação dos movimentos com a respiração, aumentando assim a sua capacidade pulmonar.

PÓS-PARTO

A prática de Pilates no pós-parto ajuda a recuperar mais rápida e eficazmente a forma física da mulher, previne a fraqueza dos músculos do soalho pélvico (evitando de futuro a incontinência urinária), fortalece os músculos abdominais e restabelece a postura e a força muscular dos músculos dos membros superiores e inferiores.